Login #
Não consigo fazer login no Google Sala de Aula
Dependendo do seu ambiente de aprendizagem, faça login no Google Sala de Aula com um dos seguintes tipos de conta de usuário:
- Conta escolar (conta do Google Workspace for Education): é criada por uma escola credenciada. O formato é voce@suaescola.edu.
- Conta do Google pessoal: criada por você. Geralmente uma Conta do Google pessoal é usada fora da escola, por exemplo, na educação domiciliar. O formato é voce@exemplo.com.
- Conta do Google Workspace: é criada pelo administrador da sua organização. O formato é voce@suaempresa.com.
Se você tiver problemas para fazer login no Google Sala de Aula, talvez veja uma das mensagens de erro abaixo:
Mensagem de erro |
O que significa |
O que você pode fazer |
Não é possível usar o Google Sala de Aula com esta conta. |
Você tentou fazer login com outra conta do Google Workspace. |
- Saia e faça login novamente com sua Conta do Google pessoal ou conta do Google Workspace for Education.
- No app para dispositivos móveis, vamos pedir para você adicionar outra conta. Faça login com sua Conta do Google pessoal ou conta do Google Workspace for Education.
|
Seu administrador não ativou o Google Sala de Aula. |
O administrador não ativou o Google Sala de Aula para sua conta do Google Workspace for Education. |
Peça para o administrador da escola ativar o Google Sala de Aula. Veja mais detalhes em Controlar o acesso dos usuários ao Google Sala de Aula. |
Veja detalhes em Como fazer login no Google Sala de Aula?.
Fiz login como aluno, mas sou professor com uma conta do Google Workspace for Education
Turmas #
Não consigo criar uma turma
Se você tem uma conta do Google Workspace for Education, mas não consegue adicionar uma turma, talvez o administrador do Google Workspace precise confirmar que você é professor. Fale com ele para pedir ajuda. Os administradores podem ver as instruções no artigo
Verificar professores e definir permissões.
Como faço para excluir, arquivar ou desarquivar uma turma?
Como faço para excluir um aluno?
Configurar importação de listas de alunos do SIA #
Convites #
Não consigo convidar alunos ou professores para minha turma
Se você tiver problemas para convidar alunos ou professores auxiliares para sua turma, talvez receba uma das mensagens de erro abaixo:
Mensagem de erro |
O que significa |
O que você pode fazer |
Não é possível convidar usuários deste domínio. |
Você está tentando convidar um usuário de um domínio que não é permitido pelo seu administrador. |
Entre em contato com o administrador do seu domínio para atualizar as configurações de participação nas turmas. |
Não é possível convidar mais participantes para a turma. |
Você excedeu sua cota diária de convites. |
Tente convidar mais alunos no dia seguinte. |
Não é possível ver os participantes do grupo. |
Você está tentando convidar um Grupo do Google ao qual não tem acesso. |
Entre em contato com o proprietário do grupo para mudar suas permissões e poder ver os participantes e os endereços de e-mail deles. Saiba mais |
Veja mais detalhes sobre convites e limites em Convidar alunos para uma turma ou Convidar professores para uma turma.
Não consigo convidar grupos de alunos ou de professores para minha turma
Os professores que usam o Grupos do Google podem convidar um grupo de alunos ou de professores auxiliares para uma turma.
Para convidar alunos ou outros professores usando o Grupos do Google:
- Você não precisa ser o proprietário do grupo, mas tem que ser participante.
- Você precisa poder ver os participantes e os endereços de e-mail deles.
Para resolver o problema da mensagem de erro “Não é possível ver os participantes do grupo”, entre em contato com o proprietário e peça para ele permitir que você veja os participantes e os endereços de e-mail deles.
Saiba mais
Meus alunos estão com problemas para usar o código da turma
Se o código da turma não funciona, você pode redefini-lo e informar o novo código para os alunos. Saiba como
redefinir o código da turma.
Atividades #
Posso restaurar uma atividade excluída?
Não é possível restaurar as atividades excluídas. No entanto, talvez você consiga acessar os anexos que os estudantes enviaram na pasta do Google Sala de Aula no Drive.
O botão “Entregar” não funciona para os alunos
Se você usa o Google Sala de Aula com uma Conta do Google pessoal, e os alunos informam que o botão Entregar não funciona, talvez seu Google Drive esteja cheio.
Os trabalhos entregues pelos alunos são salvos na pasta da turma no Google Drive. Se você não tiver mais espaço de armazenamento no Drive, os alunos não conseguirão entregar os trabalhos e verão uma mensagem de erro ao clicar em Entregar.
Siga estas etapas:
- Para verificar seu armazenamento, acesse a página Armazenamento no Google Drive.
- Libere espaço no Google Drive, no Gmail e no Google Fotos.
Veja mais instruções em Liberar espaço no Google Drive e aumentar o armazenamento.
- Peça para os alunos tentarem entregar os trabalhos novamente.
Você quer ter mais armazenamento no Drive?
Não consigo criar cópias de um anexo para os alunos
Não consigo enviar uma atividade
Como posso informar um problema ou pedir um recurso?
E-mail #
Não consigo enviar ou receber e-mail
Se você e seus alunos têm contas do Google Workspace for Education e não conseguem enviar ou receber mensagens de e-mail, talvez o administrador tenha desativado o Gmail. Fale com seu
administrador do Google Workspace.
Não consigo convidar ou enviar e-mail para os responsáveis
Se você tem uma conta do Google Workspace for Education e não vê as opções dos responsáveis no Google Sala de Aula, faça o seguinte:
- Acesse o Google Sala de Aula em um navegador da Web, não pelo app para dispositivos móveis.
- Fale com seu administrador para confirmar que você é um professor.
- entre em contato com seu administrador para que ele permita que você gerencie os resumos por e-mail para os responsáveis.
Observação: se você usa o Google Sala de Aula com uma Conta do Google pessoal, o recurso de enviar e-mail para os responsáveis não está disponível.
Videochamadas com a turma #
Não consigo criar ou participar de uma videochamada no Meet
Se o Google Meet não estiver disponível ou você tiver problemas relacionados à baixa qualidade do vídeo, à participação em reuniões ou ao desempenho do produto, acesse o
Painel de status do Google Workspace para ver se há um problema no serviço do Meet.
As gravações de vídeo da minha turma vão para o Google Drive de um aluno
Se a gravação de uma videochamada com a turma ficar salva no Google Drive de um aluno acidentalmente, talvez ele tenha clicado no link da reunião antes do professor. A primeira pessoa que clica no link de uma reunião recebe a gravação, mesmo que ela não inicie ou participe da reunião.
Os professores precisam pedir para o
administrador fazer o seguinte:
Se o administrador permite que os alunos criem reuniões, e você tiver esse problema, tente estas opções nas suas videochamadas:
Google Drive #
Posso mudar as permissões da minha turma no Google Drive?
Não é recomendável mudar manualmente as permissões da pasta da sua turma no Google Drive. Mudar as permissões da turma no Google Drive pode limitar sua capacidade de fazer o seguinte:
- Criar atividades
- Devolver atividades
- Transferir a propriedade da turma
Como posso saber se o armazenamento no Drive da minha turma está cheio?
Para verificar o armazenamento no Drive da sua turma, acesse a página
Armazenamento no Google Drive. Você precisa ter feito login na mesma conta que usa com o Google Sala de Aula.
Como faço para ter mais armazenamento no Drive?
Veja o que é possível fazer se você usa o Google Sala de Aula com uma Conta do Google pessoal:
Precisa de mais ajuda? #
Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Sala de Aula, fale com outros professores e encontre respostas para suas dúvidas.
Temas relacionados #