Foco e eficácia são apenas alguns dos benefícios da técnica pomodoro. Saiba mais!
Se você pretende melhorar seus estudos, precisa conhecer a técnica Pomodoro. Esse recurso apresenta uma estratégia de otimização do tempo muito fácil de ser aplicada. Para você saber mais sobre ela e aprimorar seu tempo de estudo, a ESIC Internacional preparou o seguinte material. Confira!
O que é o método de estudo Pomodoro?
A técnica Pomodoro é uma proposta eficiente de administrar e otimizar o seu tempo. Ela propõe que sua jornada de estudos seja dividida em intervalos de 25 minutos de duração. Durante esse período reduzido, seu foco deverá se fixar em apenas uma tarefa, sem qualquer pausa ou distração. No entanto, ao final de cada um desses períodos, uma pausa de 5 minutos deve ser realizada.
Por fim, depois de 4 blocos completos de 25 minutos de estudo, uma pausa de 30 minutos deve ser realizada. Assim, seu cérebro consegue o merecido descanso para partir para suas próximas tarefas.
Como surgiu o método?
O método Pomodoro foi desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, no final da década de 1980, que tinha como objetivo aumentar sua produtividade nos estudos. Para isso, começou a utilizar um timer para cronometrar suas leituras, tarefas e atividades universitárias.
Seu timer tinha o formato de um tomate – pomodoro, em italiano, fato que acabou nomeando a técnica. Graças aos seus resultados positivos, em 1992, Francesco divulgou seu método para todo o planeta.
Conheça as vantagens do método de estudo Pomodoro
O aumento da produtividade, motivação e resultados estão entre os principais benefícios do método Pomodoro. Além disso, com o período cronometrado você evita distrações durante os estudos e pausas prolongadas ao final das atividades realizadas.
Passo a passo do método Pomodoro
- Faça uma lista com as tarefas que você precisa cumprir;
- Divida suas atividades em blocos de 25 minutos;
- Ative o cronômetro e se aplique na tarefa escolhida com foco total por 25 minutos;
- Assim que o cronômetro tocar, descanse por 5 minutos;
- Em seguida, reative o cronômetro e retome seus estudos;
- Depois de repetir esse ciclo quatro vezes, faça uma pausa de 15 a 30 minutos.
Gostou de conhecer mais sobre essa técnica de estudo? Então aproveite para aplicá-la agora mesmo e melhore seus resultados. Aproveite também para ficar ligado no blog da ESIC Internacional e confira as dicas que irão contribuir com os seus estudos!