Veja como transformar os videogames em aliados na hora de potencializar o desempenho escolar

A gestão, o empreendedorismo e a criação de novas empresas são e serão cada vez mais parte do futuro. Nesse contexto, novas tecnologias podem ajudar na aprendizagem, potencializando seus efeitos desde a escola – a chamada “gamificação” do aprendizado tem se tornado cada vez mais comum.

Os videogames sempre geraram muita polêmica. Sempre houve quem acreditasse que eles poderiam atrapalhar crianças e adolescentes em idade escolar, além de, em certos casos, influenciar em um comportamento violento. Nos últimos anos, os estudos não só transformaram essas crenças em mitos como acabaram comprovando o contrário: jogos eletrônicos podem, na verdade, ajudar a melhorar o desempenho escolar.

Independentemente do estilo, jogos eletrônicos auxiliam no desenvolvimento de diversos aspectos mentais e sociais. A relação entre os videogames e o melhor desempenho em matemática e interpretação de textos, por exemplo, já vem sendo estudada há alguns anos. Confira abaixo como este entretenimento pode ser também bastante educativo:

Comunicação

Videogames são atividades sociais. A maior parte dos jogadores reúne-se com amigos para jogar, seja presencialmente ou online. Além disso, os jogos muitas vezes exigem que os participantes atuem em equipe para resolver problemas e cumprir objetivos. Essa característica faz com que esse passatempo melhore as habilidades de comunicação e a capacidade social.

Desenvolvimento cognitivo

Jogos eletrônicos utilizam recursos visuais cada vez mais incríveis para criar seus universos. Isso faz com que eles possam ajudar no  desenvolvimento cognitivo do cérebro das crianças, ativando e fortalecendo partes que se dedicam à localização espacial e à coordenação motora.

Melhora na atenção

Os jogos também podem ajudar a melhorar e manter a atenção, uma das principais vantagens na hora de estudar e  aprender. A maioria dos jogos é bastante acelerada e exige muita concentração, portanto podem melhorar os níveis de concentração e prolongar a atenção. Não à toa, os videogames têm sido cada vez mais usados ​​como uma forma de tratamento para distúrbios de atenção como TDAH, e sua eficácia já foi apontada por diversos estudos.

Tomada de decisões

Ao se inserirem em um mundo novo, onde devem decidir o destino de seus personagens, os jogadores são influenciados a escolher caminhos, o que facilita na tomada de decisões no mundo real. Mesmo em jogos menos complexos, em que há apenas um objetivo mais prático, estar no controle da situação pode treinar o cérebro dos jogadores a tomar a iniciativa em suas vidas. 

Interpretação

Videogames também podem ser ferramentas que auxiliam na interpretação de textos e do contexto social. As histórias possuem enredos cada vez mais complexos. Entender estes novos mundos de fantasia pode ajudar os jovens a conhecer melhor o mundo onde vivem e a interpretar as nuances das suas realidades.

Clique aqui e conheça o Colégio Esic Internacional de Curitiba, um dos melhores do mundo, além de ser extremamente acessível. Professores preparados e a melhor infraestrutura! Você merece, seu currículo agradece e o mercado reconhece.