Seja para a primeira oportunidade ou para recolocação profissional, o CV precisa estar completo
Ao se inscrever para uma vaga de emprego, o primeiro ato é o envio do currículo. É comum que essa prática se torne corriqueira e pareça pouco importante, principalmente quando estamos há tempos procurando uma oportunidade. No entanto, o currículo é uma das etapas mais importantes, e saber montar um CV objetivo e atrativo é fundamental para sair na frente nos processos de seleção. O Blog da ESIC preparou algumas dicas para saber o que incluir no currículo. Confira!
O currículo é um cartão de visitas
O currículo profissional funciona de forma muito semelhante a um cartão de visitas. A ideia do CV é apresentar-se e, ao mesmo tempo, destacar-se em meio aos outros tantos currículos na mesa do empregador. Como em um cartão de visitas, porém, o CV não pode ser enorme e cansativo. É preciso ser objetivo.
Formação Internacional é um grande diferencial
Mostre com destaque sua experiência internacional as certificações que você obteve no exterior ou em instituições internacionalmente reconhecidas. O mundo globalizado busca, demanda e necessita profissionais de nível global capazes de pensar globalmente e atuar de forma adaptada ao mercado local.
Mostre que é o profissional para a vaga
Um erro comum sobre o currículo é ser abrangente o suficiente para que o conteúdo sirva para toda e qualquer vaga disponível na área de atuação.
Uma estratégia recomendada para o CV é evidenciar qualidades que são adequadas para a vaga. Não necessariamente só uma vaga será a perfeita para as skills que possui – portanto adapte o currículo a cada vez que uma nova vaga interessante surgir.
Essa técnica pode ser aplicada em várias partes do currículo, como o objetivo e a lista de experiências.
No caso do objetivo, use uma frase que deixe claro o que aspira e escreva-a de forma que fique compatível com a vaga. Já na lista de experiências, opte por destacar as que são mais relevantes para a vaga em questão, independentemente de cronologia.
Passo a passo: confira o que incluir no currículo
Com as duas dicas anteriores, agora veja como organizar o seu currículo com tudo que é mais importante:
Informações pessoais: não se esqueça de nome, e-mail, cidade e telefone. Pode ser útil informar também o link do Linkedin ou portfólio.
Objetivo: use uma frase sucinta e que demonstre suas pretensões. Opte por ela entre as primeiras informações do CV.
Experiências profissionais: adeque essa parte do currículo ao seu perfil. Se tiver uma ou duas experiências, pode descrever um pouco melhor. Se tiver muitas, destaque as principais e escreva no máximo duas linhas sobre.
Formação acadêmica: destaque a instituição de ensino, suas graduações e pós-graduações.
Idiomas, cursos e competências: de acordo com a vaga ou mercado de trabalho, dê maior ou menor peso para essa etapa. Se tem um bom nível de conhecimento em idiomas, destaque isso no currículo. Se fez algum curso ou tem certificado que faça sentido com a vaga, insira também essa informação. As competências também são válidas, como habilidades em softwares relevantes na área.
Dicas finais
Com o currículo pronto, dedique um tempo para revisar o português e a digitação – um erro do tipo pode custar uma oportunidade.
Lembre-se que o currículo estará em meio a muitos outros, por isso tente ao máximo entregar apenas uma página.
Gostou das dicas? Garanta uma formação profissional que vai dar um upgrade no seu currículo com os cursos da ESIC. Acesse o site e conheça.