Entenda esta modalidade e qual a diferença entre trainee e estágio

Surge uma vaga do seu interesse em uma grande empresa. Você lê a descrição, que diz “trainee”. O que isso quer dizer? É o mesmo que estágio ou têm diferença? Saiba tudo sobre esse programa!

O que é trainee?

Começando pelo começo, a definição de trainee é simples: aprendiz. Ou seja, é uma vaga na empresa que é voltada para quem está começando no mercado de trabalho.

Essa descrição lembra outro tipo de trabalho: o estágio.

Trainee ou estágio: qual é a diferença?

Embora tenham propostas parecidas, o trainee não é a mesma coisa que estágio. Vamos dar alguns detalhes sobre as duas modalidades, para deixar mais claras as diferenças.

1. Para quem é o trainee e para quem é o estágio?

Quando uma empresa abre uma vaga de trainee, ela está buscando universitários ou recém-formados para começar uma carreira na empresa, com o objetivo de preparar verdadeiros profissionais para diversos cargos de relevância.

Embora o estágio também ofereça essa possibilidade de carreira, esse modelo é voltado para oferecer uma primeira experiência de emprego, não necessariamente com intenção de efetivação.

2. Emprego CLT x Contrato de estágio

Normalmente, o trainee é regulamentado pela CLT. Isso quer dizer que todos os benefícios estão inclusos e, principalmente, que o valor recebido é um salário, em muitos casos em patamares semelhantes a outros contratados. 

No caso do estágio, quando remunerado, há uma bolsa-auxílio, com valores que não são direcionados para fornecer uma renda, mas sim auxiliar durante os estudos.

3. Horas de trabalho

O número de horas, no caso do trainee, depende do contrato e da empresa. No entanto, é comum ter jornadas de 8 horas.

O contrato de estágio, por sua vez, normalmente permite no máximo 6 horas por dia. Isso porque o foco deve ser, ainda, a universidade.

Agora que você já sabe a diferença, vamos falar um pouco mais sobre os desafios do trainee.

Trainee é concorrido?

Esse tipo de vaga é muito concorrido, e não é ofertado o tempo todo. Isso porque se trata de um programa, ou seja, é uma iniciativa pensada pela empresa.

Assim, são longos processos seletivos com poucas vagas, já que a empresa está em busca dos melhores!

O que é preciso para ser trainee?

Os processos seletivos normalmente servem não só para testar a aptidão na área, conhecimentos teóricos e práticos, mas também para avaliar capacidade de liderança, comunicação, empreendedorismo e visão de negócios.

Por isso, o trainee é uma oportunidade muito cobiçada por quem pretende ingressar em carreiras de negócio nas maiores empresas do país.

Atividades durante o programa

Depois de aceito na empresa, o modelo do trainee varia de acordo com o segmento de mercado da companhia.

Em geral, o programa vai usar sua jornada de trabalho para participar ativamente de reuniões, apresentações, workshops e, principalmente, do dia a dia da empresa.

Isso faz com que o estudante ganhe experiência e se acostume à empresa. Se tudo der certo, a efetivação para um contrato definitivo é uma grande possibilidade.

Gostou da ideia? Participar de um programa de trainee é um caminho comum para os estudantes da ESIC Curitiba, que oferece cursos de graduação focados em business. Nossos professores têm experiência de mercado e estão preparados para dar dicas de como se destacar nos processos seletivos e conseguir uma vaga em uma grande empresa!

Acesse o site da ESIC Internacional e conheça nossos cursos!