Saiba qual é a diferença entre as duas siglas relacionadas às vendas

Em qualquer segmento de mercado, existe sempre uma série de siglas e termos específicos. Os conceitos de marketing e vendas, no entanto, estão cada vez mais furando a bolha e sendo falados por todo mundo. Descubra hoje o que é B2B e B2C e qual é a diferença entre esses termos!

O que é B2C?

O termo B2C significa “business to consumer” ou “empresa para o cliente”.

Esse é o comércio com o qual estamos acostumados, em que uma empresa vende para o cliente final, ou seja, pessoas físicas como eu e você.

Exemplos de negócio B2C

São inúmeros os exemplos de comércio B2C. É o caso de lojas de departamento, supermercados, bares e farmácias.

O que é B2B?

B2B, por sua vez, é uma sigla para business to business, que podemos traduzir como “empresa para empresa”. Ou seja, trata-se de um termo sobre a venda de uma companhia para a outra.

Uma empresa que faz vendas ou marketing B2B é aquela que tem como público-alvo outras empresas.

Exemplos de negócios B2B

Pode parecer que esse modelo de negócio é menos comum que o B2C, mas não é verdade. Existem diversos exemplos, como as marcas de roupa, que vendem para lojas revenderem, empresas de software e indústrias que vendem peças para outras indústrias.

Qual é a diferença entre B2B e B2C?

A diferença entre B2B e B2C está nos clientes que cada tipo de negócio foca. Enquanto o B2B tem como público as empresas, o B2C tem o cliente final como público-alvo.

Mas, é claro, essa principal diferença se reflete em diversas outras, como as relações comerciais, os fornecedores, o tamanho da estrutura física, as necessidades de funcionários etc.

É possível vender nos dois modelos, B2B e B2C?

Existem muitas empresas que fazem vendas B2B e B2C, ou seja, trabalham com ambos os públicos. É o caso de mercados que vendem por atacado, que normalmente exigem cadastro para vender para comerciantes, mas também possibilitam vendas para pessoas físicas.

Startup B2B ou B2C?

No meio das startups, é comum para quem está começando refletir sobre essa questão: qual é o modelo de negócio ideal, B2B ou B2C?

Existem, é claro, diversos cases de sucesso nos dois segmentos. Recentemente, tem crescido o número de empresas focando no B2B.

O ideal na hora de decidir é se debruçar sobre o plano de negócio. Muitas vezes, a própria característica do objetivo da empresa já vai indicar o modelo ideal. É possível, também, combinar B2B e B2C.

Empresas que usam apps e tecnologia para vender serviços podem pensar, num primeiro momento, em vender direto para o cliente (B2C). Entretanto, pode ser uma boa ideia fazer, também, B2B. 

É o caso do iFood, por exemplo. O serviço do app é focado no consumo do cliente final (B2C), que pede delivery para comer em casa.

No entanto, a empresa lançou o iFood Benefícios, que nada mais é do que um modelo de vale-refeição vendido direto no app. Esse serviço é vendido para outras empresas, ou seja, é B2B.

B2B, B2C ou D2C?

Uma tendência que vem sendo observada pelas empresas é o modelo D2C, que significa “direct to consumer”.

Ou seja, essa é uma estratégia adotada por empresas que originalmente vendiam para empresas e passaram a vender para o consumidor final, “cortando o caminho”.

Um caso claro é o da Nike, que diminuiu seu número de revendedores e passou a focar na venda direta. Essa é uma estratégia válida principalmente pensando em branding. 

No entanto, não existe regra: B2B, B2C e D2C podem conviver simultaneamente e não necessariamente um é melhor do que o outro.

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