Saiba qual é a diferença entre as duas siglas relacionadas às vendas
Em qualquer segmento de mercado, existe sempre uma série de siglas e termos específicos. Os conceitos de marketing e vendas, no entanto, estão cada vez mais furando a bolha e sendo falados por todo mundo. Descubra hoje o que é B2B e B2C e qual é a diferença entre esses termos!
O que é B2C?
O termo B2C significa “business to consumer” ou “empresa para o cliente”.
Esse é o comércio com o qual estamos acostumados, em que uma empresa vende para o cliente final, ou seja, pessoas físicas como eu e você.
Exemplos de negócio B2C
São inúmeros os exemplos de comércio B2C. É o caso de lojas de departamento, supermercados, bares e farmácias.
O que é B2B?
B2B, por sua vez, é uma sigla para business to business, que podemos traduzir como “empresa para empresa”. Ou seja, trata-se de um termo sobre a venda de uma companhia para a outra.
Uma empresa que faz vendas ou marketing B2B é aquela que tem como público-alvo outras empresas.
Exemplos de negócios B2B
Pode parecer que esse modelo de negócio é menos comum que o B2C, mas não é verdade. Existem diversos exemplos, como as marcas de roupa, que vendem para lojas revenderem, empresas de software e indústrias que vendem peças para outras indústrias.
Qual é a diferença entre B2B e B2C?
A diferença entre B2B e B2C está nos clientes que cada tipo de negócio foca. Enquanto o B2B tem como público as empresas, o B2C tem o cliente final como público-alvo.
Mas, é claro, essa principal diferença se reflete em diversas outras, como as relações comerciais, os fornecedores, o tamanho da estrutura física, as necessidades de funcionários etc.
É possível vender nos dois modelos, B2B e B2C?
Existem muitas empresas que fazem vendas B2B e B2C, ou seja, trabalham com ambos os públicos. É o caso de mercados que vendem por atacado, que normalmente exigem cadastro para vender para comerciantes, mas também possibilitam vendas para pessoas físicas.
Startup B2B ou B2C?
No meio das startups, é comum para quem está começando refletir sobre essa questão: qual é o modelo de negócio ideal, B2B ou B2C?
Existem, é claro, diversos cases de sucesso nos dois segmentos. Recentemente, tem crescido o número de empresas focando no B2B.
O ideal na hora de decidir é se debruçar sobre o plano de negócio. Muitas vezes, a própria característica do objetivo da empresa já vai indicar o modelo ideal. É possível, também, combinar B2B e B2C.
Empresas que usam apps e tecnologia para vender serviços podem pensar, num primeiro momento, em vender direto para o cliente (B2C). Entretanto, pode ser uma boa ideia fazer, também, B2B.
É o caso do iFood, por exemplo. O serviço do app é focado no consumo do cliente final (B2C), que pede delivery para comer em casa.
No entanto, a empresa lançou o iFood Benefícios, que nada mais é do que um modelo de vale-refeição vendido direto no app. Esse serviço é vendido para outras empresas, ou seja, é B2B.
B2B, B2C ou D2C?
Uma tendência que vem sendo observada pelas empresas é o modelo D2C, que significa “direct to consumer”.
Ou seja, essa é uma estratégia adotada por empresas que originalmente vendiam para empresas e passaram a vender para o consumidor final, “cortando o caminho”.
Um caso claro é o da Nike, que diminuiu seu número de revendedores e passou a focar na venda direta. Essa é uma estratégia válida principalmente pensando em branding.
No entanto, não existe regra: B2B, B2C e D2C podem conviver simultaneamente e não necessariamente um é melhor do que o outro.
Quer saber tudo sobre esses modelos de negócio e estar atualizado com essa e outras tendências? Então invista na sua formação com cursos de graduação e pós-graduação MBA e Master na ESIC Internacional.
Nosso Master em Marketing e Gestão de Negócios (GESCO) é totalmente focado no planejamento de ações de marketing para empresas. No entanto, todos os nossos cursos têm como foco a internacionalidade e a visão de negócios, considerando que o B2B e B2C já vão muito além do marketing hoje em dia.
Acesse o nosso site e conheça os cursos!