Os alimentos podem ser um aliado ou um inimigo na hora de comprovar seus conhecimentos

Como sabemos, os alimentos estão diretamente ligados à energia que empregamos nos nossos dias. Mas além das calorias, os alimentos contam com nutrientes e vitaminas que podem ser muito úteis para acelerar o nosso cérebro e melhorar o foco nos estudos. Confira mais sobre o assunto no Blog da ESIC!

Comece pela água

Antes de falar dos alimentos, precisamos lembrar da importância da hidratação. A água faz parte da alimentação, e é um aliado nos estudos.

A hidratação adequada mantém o bom funcionamento do nosso corpo, além de auxiliar na limpeza do organismo. Para estudar com mais tranquilidade, tenha sempre uma garrafa de água em mãos.

Alimentos para a concentração

O nosso cérebro precisa manter o foco durante longas aulas, atividades ou estudos. Para isso, use alimentos que auxiliam no fornecimento de concentração para o corpo. 

O café é uma opção válida, mas é preciso cuidar com o excesso. Sem açúcar, é uma ideia ainda melhor. Chá-verde e chocolate meio amargo também são alimentos que ajudam na concentração.

Além disso, procure alimentos com vitaminas do complexo B. Esses nutrientes ajudam também na memorização. Proteínas animais, feijão, lentilha, sementes e nozes são alguns desses alimentos.

Memorização 

Uma boa capacidade da memória ajuda a armazenar os conteúdos e mantê-los sempre na mente. O ômega 3 é uma substância altamente recomendada para essa função.

Esse nutriente está presente nos peixes de água fria, além de estar nas castanhas e na linhaça. 

Energia para o corpo e para a mente

Por fim, lembramos dos carboidratos. Esses alimentos são a principal fonte de energia para o corpo, e são recomendados também para manter o foco e o ânimo durante os estudos ou até para serem consumidos antes de uma prova.

Opte por alimentos naturais, como o arroz, pães, cereais e frutas como a maçã.

Dia de prova: o que comer e o que evitar?

Com todas essas dicas, se prepare para uma prova com os alimentos corretos. Evite frituras e ultraprocessados, que podem contribuir para o sono e falta de foco.

A ideia é se alimentar com carboidratos, carnes leves e legumes antes da prova. Para consumir durante a prova, leve uma maçã ou barra de cereal simples e, junto, uma garrafa de água.

Agora que você já sabe o que comer para contribuir para os seus estudos, aproveite para conhecer mais sobre a Esic Internacional de Curitiba, uma instituição de alto nível. Clique aqui e saiba mais!