Tendência é que profissões voltadas para o mundo digital que foram alavancadas pelo isolamento social continuem crescendo no pós-pandemia
O ano de 2021 será diferente de todos que já vivemos. Com a pandemia ainda em alta, mas com a esperança da vacinação chegando, o mercado de trabalho terá que se adaptar a um cenário novo. Para quem busca uma colocação neste novo mundo de oportunidades que se abrirá, saber quais áreas estarão em alta é uma excelente vantagem inicial.
Pensando em ajudar quem está com esta dúvida, o Blog da Esic Internacional selecionou cinco profissões que estarão em alta em 2021. O ranking é baseado em uma pesquisa feita pelo LinkedIn, maior rede social profissional do mundo. As profissões a seguir são as cinco primeiras do ranking excluindo-se profissões diretamente ligadas à pandemia, como médicos, enfermeiros e pesquisadores de saúde:
1. Especialistas em tecnologia e gestão de Tecnologia
O mercado de tecnologia mostrou-se bastante consistente durante a pandemia. O isolamento social e a necessidade do trabalho remoto não só não afetaram estes profissionais como também fizeram com que a demanda por eles aumentasse, uma vez que diversas empresas tiveram que contar com um suporte para migrar suas operações para um ambiente em nuvem, por exemplo.
2. Vendas, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios
As empresas passaram por um ano muito turbulento. Muitas fecharam e outras tantas ficaram sem saber o que fazer com tantas mudanças. Por isso, profissionais capacitados para orientar e desenvolver negócios, dando o suporte necessário para que as companhias sigam o melhor caminho e façam investimentos estratégicos, também estão em alta demanda.
3. Profissionais do comércio eletrônico, projetos e transformação digital
O comércio eletrônico, ou, como é comumente chamado, o e-commerce, foi uma das áreas da economia que, ao contrário da maioria, foram alavancadas pelo isolamento social. O ano de 2020 foi o grande ano do e-commerce brasileiro, com crescimento de 56,8% no faturamento somente de janeiro até agosto. Em 2021, a tendência é que essa alta se mantenha, por isso profissionais da chamada “linha de frente” do e-commerce, tanto na gestão de produtos como no transporte e na logística, por exemplo, serão os mais procurados do ano, de acordo com o Linkedin.
4. Produtores de conteúdo e desenvolvedores de estratégias digitais
Nunca consumimos tanto conteúdo quanto agora. Toda vez que entramos nas redes sociais, somos bombardeados por vídeos, podcasts, ofertas, notícias, curiosidades, tudo para chamar nossa atenção. Ter profissionais capazes de produzir esse conteúdo de forma original e cativante é um dos diferenciais que as empresas estão buscando.
5. Especialistas em marketing e comunicação digital
Outra profissão voltada ao mundo digital. Com o avanço acelerado da tecnologia e do acesso a ela, as marcas perceberam que o marketing digital é o caminho mais adequado para atingir seus públicos de forma massiva. Entender e utilizar as ferramentas de marketing digital, analisar tendências e investir corretamente nos melhores formatos são exigências cada vez mais cobradas de profissionais que atuam nesta área.
Bônus: Profissionais da área de finanças, logística e gestão de pessoas
Além das profissões indicadas no LinkedIn, existem outras que já estão com alta demanda.
A área financeira está sendo fortemente demandada não apenas por pessoas físicas que procuram consultoria para direcionar melhor seus investimentos, mas especialmente por empresas, que precisam racionalizar cada vez mais seus custos e investir de forma estratégica. O objetivo é não deixar desassistidas as áreas prioritárias para a retomada e o crescimento das empresas, daí a necessidade de gestores financeiros inteligentes.
A área de logística cresceu fortemente durante a pandemia não apenas por causa do comércio eletrônico, mas também porque o mundo se percebeu conectado como nunca por fornecedores e clientes em escala global.
No segmento de gestão de pessoas, há um aumento considerável de demanda em função da necessidade das empresas de enxugar o seu quadro de colaboradores. As companhias precisam fazer cada vez mais com menos. Portanto, atrair, reter e desenvolver talentos se tornou estratégico, não apenas para a sobrevivência das organizações, mas também para que sejam capazes de se reinventar frente às novas realidades de mercado que surgiram.
Independentemente da área, os próximos anos exigirão profissionais preparados para atuar em um mundo em constante mutação. Conheça os cursos da Esic Internacional e garanta o reconhecimento internacional que a sua carreira precisa!