news
Por que cursar uma faculdade de renome?
- 14 de julho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
Na hora de escolher uma faculdade para cursar, diversos fatores devem ser levados em conta, mas o principal deles com certeza é o nome da instituição.
Muitas empresas, ao recrutar os candidatos, levam muito em conta o nome da universidade em que este se formou. Isso não é um preconceito, mas uma forma de selecionar bons profissionais. Algumas faculdades tem processos seletivos mais fracos e avaliações muito baixas, o que faz com que as empresas tenham preferência pelas de “renome” na hora de escolher seu candidato. Mas será que isso é garantia de qualidade? Todos já ouvimos falar que “quem faz a faculdade é você”, mas é importante ter em mente que faculdades com mais prestígio e com professores experientes facilitam o aprendizado e valorizam o currículo do funcionário, fazendo com que este seja selecionado muito mais facilmente. Faculdades com professores com experiência prática formam aqueles profissionais mais bem cotados do mercado: com capacidade de vencer desafios e com excelência acadêmica.
A avaliação também pesa na hora de fazer uma boa faculdade: quando o nome de sua faculdade não é muito conhecido, ou a avaliação no MEC não é tão alta, itens preciosos de sua formação podem passar desapercebidos, por pura falta de dedicação da instituição em busca da excelência. Boas universidades podem ser tanto particulares quanto públicas. Basta estar atento à avaliação feita pelo MEC, que mede o desempenho médio dos alunos matriculados regularmente nos cursos, e/ou aquelas bem avaliadas por organismos internacionais, como a ESIC, reconhecida sempre entre as melhores escolas de negócios do mundo. Se a faculdade que você pretende fazer não for tão bem avaliada, talvez seja o caso de reconsiderar a escolha e optar por uma de reputação melhor. Seu currículo e futuro profissional com certeza agradecerão.
Uma boa dica também é ouvir a opinião de estudantes e ex estudantes sobre a instituição e o curso que você deseja cursar, pois nem sempre uma avaliação alta é sinônimo de um bom curso, de acordo com suas aptidões. Para evitar decepções, leve em conta a opinião daqueles que estão cursando ou já cursaram a faculdade em questão. Ao final, a escolha é sua, e ela deve ter um equilíbrio entre a boa reputação da instituição e as suas preferências pessoais.