news
O que é endomarketing?
- 10 de junho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: Vestibular
Endomarketing é parte da estratégia de Comunicação Empresarial
Endomarketing é um conceito relativamente novo e desconhecido, mas importante para qualquer empresa. Faz parte da estratégia de Comunicação Empresarial e é oferecido na disciplina homônima (Comunicação Empresarial e Endomarketing) do Curso de Tecnólogo em Gestão Financeira, oferecido pela ESIC Business & Marketing School, a melhor faculdade de negócios do mundo.
O endomarketing é diretamente ligado à área de comunicação interna de uma empresa, utilizando técnicas de recursos humanos e de marketing. É uma área que se tornou necessária com o passar do tempo, tendo em vista as mudanças que ocorrem frequentemente no mercado de trabalho. A comunicação interna de uma empresa passou a ser parte mais do que fundamental, pois ela interliga a empresa ao seu funcionário. Em resumo, o endomarketing é o marketing interno de uma empresa, através do qual a organização passa uma boa imagem para as pessoas que lá trabalham, além de manter a todos informados sobre as novidades que afetam os negócios, aquelas que todos devem saber. Seu grande papel é ser a ligação entre todos os setores de uma empresa, fazendo assim com que todos trabalhem com um único objetivo.
Como funciona?
A comunicação interna de uma empresa precisa “cuidar” de seus funcionários. Isso significa que todos lá dentro precisam estar em sintonia para que a produtividade e, consequentemente, os lucros, aumentem. Por isso a empresa precisa se fazer uma pergunta crucial: meus funcionários estão felizes e bem informados? Nos dias atuais essa pergunta é mais do que necessária para manter uma empresa funcionando bem. Caso a resposta para essa questão seja não, é papel do endomarketing saber como reverter a situação, basicamente como a área de marketing faria se as vendas estivessem baixas. Por isso dizem que é o “marketing feito para os funcionários”.
A empresa que não investe em comunicação interna não consegue passar uma visão clara de seus objetivos nem motivar seus funcionários, expondo-se a problemas com clientes e fornecedores que uma boa estratégia de endomarketing resolveria facilmente.