news
O método Kanban de administração de estoques
- 28 de agosto de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
A técnica Kanban tem como princípio básico o conceito Just in Time. Em resumo, corresponde ao conceito da eliminação de estoques através da solicitação de quantidades exatas de materiais no momento exato de sua produção ou fabricação. É também conhecida como “produção puxada”, em outras palavras, ter somente em estoque quantidade de material necessária para a fabricação do que é necessário ao cliente.
De origem japonesa, a palavra Kanban significa “cartões coloridos”. O método foi criado pela indústria automobilística Toyota na década de 1950.
Funcionamento
Normalmente, o método Kanban é utilizado nas empresas utilizando um conjunto de retângulos de papel coloridos e acoplados em envelopes de vinil, estando sempre em locais visíveis perante todos os funcionários.
Existem dois tipos de cartões:
– Kan Ban de requisição;
– Kan Ban de ordem de produção.
O Kanban de requisição discrimina a quantidade exata que a etapa seguinte de produção deve solicitar no departamento de abastecimento. Já o Kan Ban de ordem de produção determina quanto deve ser produzido. É a liberação da produção da quantidade de um determinado item.
A redução de custo é a grande vantagem do sistema Kanban, pois o estoque só irá conter apenas o material exato que será utilizado, desenvolvendo assim uma maior disponibilidade de capital de giro, sem ter a necessidade de manter um capital engessado.
Vantagens da utilização do método Kanban
– Um maior capacidade e fluidez dos setores produtivos, que são melhor aproveitados.
– Entrega antecipada dos produtos aos clientes, pois as quantidades de materiais para a produção estão sempre disponíveis.
– Redução do estoque morto, ou seja, material que não será utilizado de imediato.
O método também possibilita evitar alguns desperdícios, tais como: transporte, superprodução, processamento, material esperando no processo, movimento nas operações e produção de produtos defeituosos.
Em resumo, é uma ferramenta de gerenciamento importantíssima para os dias de hoje, que tem como característica um mercado exigente com o preço e a qualidade dos produtos ofertados.
Quer saber mais? Que tal uma pós na ESIC?
Foto: Improve It