news
Novas regras do FIES para o 2º semestre de 2015
- 23 de julho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
Você está pleiteando uma vaga nas universidades do país? Então fique atento, porque já foram publicadas as novas medidas sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) 2015. O documento já foi divulgado por meio do Diário Oficial da União (DOU).
Segundo as novas regras para o FIES, a prioridade de oferta de vagas será para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Além disso, também haverá prioridade para carreiras nas áreas de engenharia, saúde e formação de professores. Outra mudança estabelecida pelo documento foi a prioridade para os cursos que tenham nota entre 4 e 5 nas avaliações feitas pelo MEC. E quem determina o número de vagas é o governo, não mais a instituição.
Os juros para contratar o FIES passam a ser de 6,5% ao ano e a renda mensal familiar bruta deve ser de, no máximo, 2,5 salários mínimos por indivíduo. Além disso, para fazer parte do programa estudantil, os interessados não devem ter concluído outro curso de nível superior, devem ter realizado a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), a partir do ano de 2010, além de ter conseguido uma nota superior a 450 pontos e não ter zerado a redação. As mudanças no programa só valerão para os próximos contratos.
O prazo para pagamento do contrato também teve mudanças. Até o ano de 2010, o valor era duas vezes a duração do curso. A partir das alterações mais recentes, o prazo passa a ser três vezes a duração do curso.
A reformulação no programa FIES ocorreu porque teve crescimento de forma exponencial e o MEC também precisou fazer cortes no orçamento e buscar medidas estratégicas para se ajustar diante dos ajustes fiscais que se viu obrigado a realizar. Para este ano, o orçamento do programa era de R$ 2,5 bilhões, valor que foi aplicado somente nos contratos do primeiro semestre.