blog
Avaliar uma empresa é tarefa complexa – há vários métodos e fatores a se levar em conta
Avaliar uma empresa não é tarefa simples. Numa avaliação, há muitos parâmetros que podem ser levados em conta, que vão muito além dos ativos e passivos. Fluxo de caixa, margem de lucro, tendência do setor, riscos envolvidos no negócio, valor da marca, todos são valores importantes que devem entrar na conta quando se pretende vender a empresa.
Os valores podem ser, portanto, muito subjetivos. O valor de uma empresa pode variar até mesmo de acordo com os profissionais que atuam nela, o que é mais comum especialmente em empresas que lidam com tecnologia. Com tantos problemas e subjetividades, qual o melhor método de avaliar uma empresa? Explicaremos sobre três deles, os mais comuns.
Avaliação por múltiplos
Um dos métodos mais comuns é avaliação por múltiplos, que funciona tendo como referência empresas já avaliadas do mesmo segmento. A avaliação por múltiplos pode levar em conta o preço dividido pelo lucro líquido, bruto, EBITDA ou mesmo vendas e valor patrimonial. A atratividade do investimento é realizada em comparação com concorrentes.
Avaliação por liquidação
A avaliação por liquidação é um método bastante simples: resumidamente, todos os bens de uma empresa que constam no balanço (equipamentos, maquinas, automóveis, maquinas) são avaliados e são descontadas todas as dívidas da empresa. Assim chegamos ao seu valor final.
Avaliação por fluxo de caixa descontado
Os dois métodos já citados são eficazes, mas não levam em conta potenciais rendas futuras, ou seja, a empresa é avaliada apenas pelo que está nela no momento, diferente da avaliação por fluxo de caixa descontado, que faz um estudo do momento que o segmento da empresa está vivendo e o que irá impactar futuramente na renda da empresa avaliada. Este método é mais completo porque, além de prever resultados financeiros, não deixa o valor das empresas estático e atrasado, baseado apenas em seus bens ou seus lucros e sim no potencial que a entidade tem.
Conclusão
No entanto, há outros sistema de avaliação que levam em consideração valores muito subjetivos, como valoração da marca ou característica inovadora da empresa (como ocorreu com Whatsapp ou Youtube, por exemplo). De qualquer forma, avaliação de empresas é um processo complexo e que você pode aprender no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira oferecido pela ESIC Business & Marketing School, a Melhor Faculdade Internacional de Negócios.