Master em Gestão de Instituições Educacionais

MGIE

DESCRIÇÃO DO CURSO | MGIE

A crescente demanda por profissionais diferenciados no mercado de trabalho, especialmente em virtude do rápido crescimento econômico, que algumas regiões do mundo estão experimentando, tem sido acompanhada de perto pelo desenvolvimento e a sofisticação das Instituições Educacionais responsáveis pela formação desta sociedade, seja em nível fundamental, médio ou superior.

Desta forma, atentos a estas dinâmicas contemporâneas e, pautados por cerca 50 anos de experiência no ensino profissional na Europa e no Brasil, a ESIC Business & Marketing School vem oferecer na cidade de Curitiba a 1ª Edição do Máster em Gestão de Instituições Educacionais, um curso de padrão internacional, destinado a profissionais que atuam ou desejam trabalhar em funções diretivas na gestão de Instituições de Ensino.

 

OBJETIVO GERAL

 A 1ª Edição do Máster em Gestão de Instituições Educacionais da ESIC Business & Marketing School tem como objetivo formar profissionais capacitados na área de Gestão Educacional, contribuindo para a formação continuada dos que trabalham na Educação, proporcionando o desenvolvimento de conhecimentos diversificados para a gestão destas organizações e promovendo assim, a ampliação da investigação e a integração de conceitos na área da Educação e, igualmente, fomentando reflexões relacionadas aos temas inerentes à Administração.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender os aspectos legais e políticos que regem a educação brasileira básica e superior;
  • Analisar os diversos tipos de organizações e adquirir a capacidade de aplicação da teoria administrativa na gestão educacional;
  • Entender a transmissão e o compartilhamento de informações, apreciações e conteúdos no ambiente escolar;
  • Adquirir competências para assegurar a sustentabilidade do negócio e uma eficaz implementação e avaliação de propostas curriculares;
  • Promover a utilização de instrumentos técnicos e tecnológicos para uma administração voltada a resultados de alta qualidade;
  • Compreender a administração dos Recursos Humanos nos diversos tipos de organizações existentes;
  • Entender a regulamentação e os modelos de avaliação existentes no país e no exterior, relativos à qualidade do ensino;
  • Aprimorar a habilidade de liderança de equipes, desenvolvendo habilidades inerentes aos cargos de direção de Instituições Educacionais.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores da área de Educação e Administração;
  • Participação de especialistas na área de formação do Máster oriundos da América do Sul e Europa;
  • Integração dos módulos do curso com outras especializações e MBA’s da ESIC, proporcionando formação continuada em outras áreas de conhecimento da Administração, como Gestão de Projetos e Marketing entre outras.

 

PÚBLICO ALVO

  • Profissionais ligados à gestão e a administração (corpo docente e administrativo) de centros educacionais;
  • Colaboradores de órgãos públicos e organizações não governamentais ligados a educação;
  • Profissionais de mercado com interesse em gestão escolar.

PERIODICIDADE
Dois dias(2) por semana das 19h00 às 23h00

MÓDULO I – HABILIDADES DIRETIVAS E GERENCIAIS
Neste módulo serão abordadas disciplinas necessárias desenvolvimento de técnicas e ferramentas atuais, a fim de desenvolver habilidades para atividade gestora. C/H Disciplina C/H Módulo
A Organização e o Ambiente de Negócios Nacional e Internacional 8 72
Direção e Planejamento Estratégico 16
Liderança 8
Gestão de Equipes de Alta Performance 8
Criatividade e Inovação 8
Técnicas de Negociação 8
Gestão de Conflitos 8
Técnicas de Apresentação e Condução de Reuniões 8
MÓDULO II – DIREITO E PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS NO SETOR EDUCACIONAL.
Neste módulo serão abordados e analisados os aspectos legais e políticos que regem a educação brasileira básica e superior, abrangendo: C/H Disciplina C/H Módulo
Contexto sócio-educacional brasileiro. 12 32
Arcabouço político e jurídico do sistema educacional brasileiro 12
Ética Corporativa e Profissional no ambiente educacional. 8
MÓDULO III – GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
Neste módulo serão analisados os diferentes tipos de organização, seus componentes, características, comportamento, estrutura, etc. e os fundamentos da teoria administrativa, sua aplicação na gestão, desenvolvimento e investigação/pesquisa nos sistemas educacionais, contemplando: C/H Disciplina C/H Módulo
Organização para a gestão de instituições de ensino 16 24
A gestão por processos nos Centros Educativos. Gestão para uma “escola efetiva”. 8
MÓDULO IV – GESTÃO CURRICULAR.
Neste módulo serão desenvolvidas as competências para assegurar a sustentabilidade da implementação e avaliação da proposta curricular. C/H Disciplina C/H Módulo
A organização e planejamento curricular 12 48
Gestão e controle do processo de ensino e aprendizagem. Metodologias de ensino e avaliação 8
O plano de desenvolvimento institucional – PDI 8
A ação docente na aula: o papel do educador. 12
Formação humana e apoio à aprendizagem dos alunos. 8
MÓDULO V – DIREITO APLICADO ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
Neste módulo serão trabalhadas questões relacionadas à área de Direito com enfoque no setor escolar e ao  Direito Trabalhista. C/H Disciplina C/H Módulo
Direito Civil; Direito do Consumidor; Direito Empresarial. 12 24
Direito Trabalhista. 8
Elaboração de Contratos de Prestação de Serviços Educacionais. 4
MÓDULO VI – GESTÃO ADMINISTRATIVA.
Neste módulo serão desenvolvidas competências para gerenciar os recursos materiais e intangínveis para o funcionamento e/ou crescimento  da Instituição como empresa. C/H Disciplina C/H Módulo
Técnicas de gestão dos recursos materiais e operacionais. 8 24
Gestão de Projetos 16
MÓDULO VII – GESTÃO DE PESSOAS.
O objetivo deste módulo é desenvolver competências para a administração dos recursos humanos, envolvendo: Definição de perfil para os diversos cargos, processos de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e avaliação de desempenho, através de: C/H Disciplina C/H Módulo
Estilos de Direção/Gestão. 8 64
Gestão da diversidade nas organizações 8
Organograma do centro e o planejamento de RRHH nos centros educacionais. 8
Processos de recrutamento, seleção e treinamento. 8
Políticas de remuneração, reconhecimento e recompensas. 4
Gestão do conhecimento e de competências 12
Coaching 8
Análise dos postos de trabalho e avaliação de desempenho de docentes e não docentes. 8
MÓDULO VIII – GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL.
Desenvolver as competências necessárias para a gestão dos recursos financeiros sob sua responsabilidade, abrangendo aspectos econômicos, financeiros, contábeis e orçamentários, através da apresentação e discussão da: C/H Disciplina C/H Módulo
Contabilidade gerencial básica. 12 36
Gestão financeira e orçamentária. 24
MÓDULO IX – GESTÃO ESTRATÉGICA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.
Neste módulo serão examinadas e analisadas regulamentação e os modelos de avaliação existentes no país e no exterior, quanto à qualidade do ensino, de modo que possam criticar os modelos existentes e propor melhorias, através da: C/H Disciplina C/H Módulo
Gestão da qualidade em instituições educacionais. 8 24
Novas tendências pedagógicas e metodológicas. 8
Avaliação da qualidade dos centros educacionais. 8
MÓDULO X – MARKETING DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO.
Neste módulo serão apresentados subsidios necessários para a realização de um plano de marketing para a instituição de educação, bem como, a análise da realção com seu “cliente”. C/H Disciplina C/H Módulo
Marketing estratégico educacional. 16 24
Endomarketing. 4
Conceito de satisfação do cliente em organizações educacionais. 4
MÓDULO XI – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
Metodologia científica. 8 88
Elaboração do trabalho de conclusão de curso. 80
HORAS TOTAIS 460

Investimento

R$ 536,38
24 parcelas
Valor especial

Carga horária total de 460 horas

Mais Informações

DAAC
Departamento Atendimento ao Candidato

Fones: (41) 3094-7754/ (41) 3094-7761

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Skype: atendimento.esic