news
Jogos de empresa podem ajudar na formação do administrador
- 22 de junho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: Negócios
Jogos de empresa não são uma brincadeira dentro do trabaho. Na verdade, a função desses jogos vai muito além da diversão e pode ser uma arma muito forte na formação de um administrador.
Originalmente jogados por universidades americanas na década de 50, os jogos de empresa desenvolveram uma importância muito grande nas universidades brasileiras, se tornando uma técnica alternativa que complementa o ensino e apoia na formação de muitos profissionais.
Normalmente ministrada em cursos de Política de Negócios e de Administração (são, inclusive, uma das disciplinas do Curso Superior em Administração da ESIC Business & Marketing School, a Melhor Faculdade Internacional de Negócios), os jogos de empresas dão uma visão real sobre o que é a vida empresarial, podendo ser expandida para muitos outros cursos.
Além de dar uma visão diferente com um caráter lúdico, jogos de empresas também são um diferencial na formação acadêmica, procurando responder de maneira científica algumas das questões mais vitais ligadas a atividade empresarial.
Como funcionam os jogos de empresas?
Nos jogos de empresas, normalmente é criada uma empresa fictícia, onde os alunos devem tomar as decisões de todos os setores: recursos humanos, diretoria, planos estratégicos e tudo mais que julgarem necessário. A cada rodada, eles acompanham os resultados de suas decisões e tomam novas, baseadas nos últimos resultados. Simular um mundo empresarial junto a profissionais qualificados, os professores, dá aos alunos uma visão mais concreta do que é a totalidade de uma empresa, o que os leva a ter mais chances no mercado de trabalho.
Com jogos de empresas, os alunos aprendem a tratar de ideias conflitantes com flexibilidade e neutralidade, respeitar e saber mudar de opinião, ouvir e dar feedbacks com clareza, ouvir e respeitar opiniões diversas, entre outras práticas necessárias no tão competitivo mercado de trabalho.
Muitas empresas também adotam a técnica de realização de jogos com seus funcionários para prever e prevenir situações que podem ocorrem no futuro, além de entender melhor seu próprio funcionamento.