news
Inscrições para o FIES do 2º semestre de 2015
- 30 de julho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: Vestibular
Inscrições para o FIES vão de 3 a 6 de agosto
As inscrições para o FIES – Financiamento Estudantil, deste segundo semestre de 2015 serão abertas na segunda-feira, dia 3 de agosto e os interessados deverão se inscrever somente através da internet:
http://sisfiesportal.mec.gov.br
O prazo para inscrição é muito curto, pois na quinta-feira da mesma semana, dia 6, as inscrições são encerradas, então é bom providenciar sua inscrição no programa o quanto antes, pois quem deixar para a última hora poderá não conseguir.
O edital já foi lançado, sendo publicado no Diário Oficial da União na última segunda-feira (27), trazendo todos os detalhes.
No dia 10 de agosto será divulgado o resultado referente à pré-seleção e será em chamada única. E é preciso ficar muito atento à divulgação deste resultado porque os candidatos pré-selecionados terão que voltar à internet para concluírem a sua inscrição. Somente depois disto, é que o processo estará realmente concluído.
Os candidatos que ficarem de fora da lista pré-selecionada ficarão em uma outra lista, de espera e caso haja novas oportunidades eles poderão ser convocados.
Renato Janine, Ministro da Educação, informou no último mês de junho que, para esta edição do FIES, serão oferecidas ao todo 61,5 mil vagas. A prioridade desta vez será para os cursos das seguintes áreas:
- Engenharia;
- Saúde;
- Formação de professores para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).
Para o segundo semestre de 2015, o FIES já conta com novas regras, sendo que agora os candidatos serão selecionados de acordo com a nota do ENEM e a taxa de juros passa a ser de 6,5% ao ano.
Cada candidato só pode se inscrever para um curso e para um turno de graduação entre os que estiverem oferecendo vagas. É possível alterar essa opção depois, desde que seja durante o período de inscrição.
Para se inscrever, o estudante não pode ter concluído o curso superior e é preciso que tenha realizado o ENEM a partir de 2010, atingindo uma nota média a partir dos 450 pontos sem ter zerado a redação.
O estudante também deverá comprovar renda familiar per capita mensal de, no máximo, 2,5 salários mínimos.