news
Gestão do Conhecimento: o que é?
- 29 de maio de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
Organizações que dependem do aprendizado de seus colaboradores precisam realizar uma boa Gestão do Conhecimento
Já ouviu falar do conceito de organizações que aprendem? Pois bem, no mundo em que vivemos, onde as tarefas são cada vez mais complexas, apresentam uma curva de aprendizado cada vez maior, e estão sempre mudando, é cada vez mais importante que todos os membros de uma organização tenham não só a capacidade de aprender bem e rapidamente, como também de compartilhar experiências com outros membros, tanto para que a adaptação de todos seja mais rápida quanto para que a empresa não sofra perdas importantes quando um determinado colaborador, grande conhecedor de sua área, deixe a organização, colocando o desempenho de todos em risco.
Para isso serve a Gestão do Conhecimento, um conjunto de técnicas de gestão que envolve, inclusive, o planejamento e os processos de execução das tarefas, com a finalidade de tornar a troca de conhecimentos e informações – principalmente o conhecimento tácito, aquele aprendido com a experiência na função e que não se encontra em manuais ou treinamento da equipe – desimpedida dentro das equipes que compõem uma organização, assim como entre as mesmas.
A Gestão do Conhecimento começa em atividades comuns a uma empresa bem administrada, como na identificação e no mapeamento dos ativos que fazem parte dos processos da organização e o treinamento para as diversas atividades. A partir daí, o gestor deve se preocupar com a geração de novos conhecimentos por parte da equipe (não apenas dos gestores) e, por fim, fazer com que existam incentivos para os colaboradores em compartilhar e distribuir as informações aprendidas durante a execução e o planejamento das tarefas.
Ou seja, a Gestão do Conhecimento está relacionada ao desenvolvimento da cultura de uma organização, existindo para complementar e melhorar continuamente os processos da mesma. A cultura da organização deve incentivar o compartilhamento de conhecimentos e experiências, para que todos os colaboradores, individualmente, possam ter um melhor desempenho em suas atividades. A antítese é verdadeira: uma boa gestão do conhecimento serve para evitar aquelas situações em que membros da organização vejam suas posições ameaçadas se trocarem conhecimento e experiências acerca de suas atividades, premiando, de alguma forma, aqueles que mais contribuem para o crescimento profissional de suas equipes.
Nem tudo, porém, é troca de informações. Um bom gestor do conhecimento deve também identificar que tipo de informações e experiências devem ser compartilhadas entre as equipes, com fornecedores, com clientes e com o público externo em geral. Certas informações e conhecimentos fazem parte do portfólio que traz vantagens competitivas para a organização, vantagens estas que podem desaparecer se forem comunicadas a competidores.
Quer aprender mais? A ESIC Business Marketing School, Melhor Faculdade Internacional de Negócios, oferece um Curso de Gestão do Conhecimento como uma das disciplinas do Programa Master em Direção de Recursos Humanos e Organizações, oferecido como curso de pós-graduação.