Uma das coisas mais importantes para quem está na faculdade é o momento de preparação para as provas. Estudar exige tempo, paciência e dedicação. Quem nunca passou por aquele momento em que precisava estudar para uma prova mas estava sem vontade alguma?

Pois é, sabemos que para aprender e ir bem nas provas não têm outro jeito senão sentar na cadeira e estudar. Nesse momento uma das coisas mais maçantes é quando temos que decorar termos totalmente desconexos entre si. Sem um caminho lógico para seguir acabam dificultando nossa memorização. É quando precisamos fazer uso da chamada “decoreba”. Passamos horas e horas repetindo a mesma coisa para nós mesmos com a esperança de decorarmos. Aí chega na hora da prova, esquecemos de um dos itens e a confusão está feita. Ainda mais quando é uma daquelas provas de marcar estilo vestibular em que todas as opções parecessem praticamente iguais. Mas e se tivesse alguma coisa que pudesse ajudar a tornar esse processo de memorização mais rápido e confiável?  Pois é, existe uma forma sim. É o que chamamos de memorização mnemônica.

A memorização mnemônica é uma técnica cujo principal objetivo é justamente facilitar o seu processo de memorização. É utilizada inclusive em competições internacionais de memória e, certamente, pode lhe ser bastante útil no dia a dia dos estudos para gravar no cérebro algumas coisinhas que serão importantes na hora da prova.

Mas como funcionam os mnemônicos? Essa é uma técnica cuja ideia central é utilizar-se de associações para ajudar no processo de memorização. Vamos a um exemplo básico. Imagine um estudante aprendendo a ordem das operações matemáticas numa equação. Uma forma simples de memorizá-las é gravando em memória o termo PEMDAS:

1º – Parênteses
2º – Expoentes
3º – Multiplicação
4º – Divisão
5º – Adição
6º – Subtração

Agora pense num estudante querendo memorizar os princípios da administração pública segundo a Constituição Federal de 1988. Pode-se utilizar do mnemônico LIMPE:

Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

 

Agora, veja um exemplo para lembrar dos atributos do ato administrativo. Nesse caso, pode usar o termo VALLETI.

Veracidade
Autoexecutoriedade
Legitimidade
Legalidade
Exigibilidade
Tipicidade
Imperatividade

As disciplinas na área de negócios também se utilizam bastante de mnemônicos.

Um exemplo é o famoso ciclo PDCA da gestão da qualidade total: P-Plan(Planejar), D-Do(Fazer), C-Check(Checar), A-Act(Agir).

A disciplina de marketing, têm um mnemônico famoso que são os 4P’s de Kotler que representam o marketing mix:  Produto, Preço, Promoção, Praça (mercado, público-alvo). Bem mais fácil lembrar que são 4 palavras que começam com a letra P do que se fossem 4 palavras sem uma conexão aparente.

Um outro exemplo é o termo BRICS utilizado para se referir ao grupo de países considerados de economia emergente: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Sabendo disso, na hora de estudar você pode criar seus próprios mnemônicos como esses para ajudá-lo a memorizar. Pode inclusive criar frases para lembrar dos termos. Vamos dizer que você precise memorizar quais são as cinco maiores economias do mundo por ordem de tamanho. Para facilitar pode memorizar a frase “Esta Cidade Já Amanheceu Rindo”. A primeira letra de cada palavra dessa frase corresponde a primeira letra de cada país:

1º – Estados Unidos
2º – China
3º – Japão
4º – Alemanha
5º – Reino Unido.

Outro exemplo. Vamos supor que a disciplina seja sobre tecnologia da informação, uma área com muitos termos técnicos, e você precise memorizar as características básicas da segurança da informação. Nesse caso, pode lembrar de “àcido” (sem a letra “o” no final): Autenticidade, Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade.

Uma outra forma de associação para memorização é por meio da utilização de músicas. O áudio ajuda a gravar mais facilmente. Se você fez cursinho pré-vestibular deve lembrar quando professores criavam musiquinhas usando termos da biologia ou da química por exemplo para lembrá-los com mais facilidade na hora da prova.

As empresas se utilizam muito desse recurso para fazer seus consumidores gravarem suas marcas. Para isso criam os chamados jingles. Muitos jingles ficaram famosos na história da publicidade brasileira. Para citar um exemplo, você deve lembrar do jingle do Big Mac “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial e um pão com gergelim. É Big Mac. Big Mac!”.

As possibilidades de uso de mnemônicos são inúmeras. A ideia central você já sabe. Agora, pare de sofrer um pouco quando chegar a hora da “decoreba” e veja se consegue encontrar uma forma de utilizar-se dessa ferramenta para ajudá-lo. Sua vida de estudante agradece.

Sobre o autor

Juan O’Keeffe é empreendedor, bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS. Escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog evoluçãopessoal.com.br.