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Estratégias de Comunicação Empresarial
- 11 de junho de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
Assim como as demais áreas funcionais de uma empresa, a comunicação também precisa passar por um processo de planejamento bem estruturado. A empresa deve aliar as estratégias corporativas e de comunicação, a fim de alcançar seus objetivos. Alguns passos devem ser respeitados para preparar uma boa estratégia de comunicação. Passos esses que são cobertos detalhadamente na disciplina de Comunicação Empresarial e Endomarketing do curso de Tecnologia em Gestão Financeira, da ESIC Business & Marketing School, a Melhor Faculdade Internacional de Negócios.
Veja, resumidamente, em que áreas atua a Comunicação Empresarial:
- – Planejamento: é o conjunto de atividades e providências que devem ser traçadas para alcançar seu objetivo. No planejamento devem-se considerar as possíveis mudanças de ambiente da empresa, para evitar surpresas.
- – Visão: até onde a sua empresa quer chegar. É importante que a visão esteja sempre um pouco acima de onde se possa alcançar, para manter os objetivos da empresa sempre altos.
- – Missão: o propósito real da empresa. O que ela deve entregar aos clientes e o contexto de mercado onde ela está inserida. Constam na missão a organização da empresa, os objetivos gerais e detalhes da operação por exemplo.
- – Fatores do planejamento estratégico: a empresa se preparou para possíveis ameaças ou conhece bem os seus clientes? Ou ainda conhece a concorrência e suas forças e fraquezas? É nessa fase que são avaliados os possíveis riscos.
- – Posicionamento: a posição do público alvo com relação ao seu produto, empresa, marca ou conceito. O que pensam acerca deles.
Somente depois de analisar todos os fatores citados anteriormente, a empresa poderá decidir qual estratégia melhor se aplica ao caso de sua empresa. Aplicar a estratégia incorreta, pode causar problemas, como queda de vendas, por exemplo. Depois dessa fase, a empresa finalmente estará preparada para lançar mão de estratégias de comunicação como:
- – Estratégia de liderança: Esse tipo de estratégia oferece preços competitivos ao consumidor, trazendo sua atenção diretamente para sua marca ou produto.
- – Estratégia de diferenciação: Inovações significativas feitas no design do produto, em sua tecnologia, dentre outros.
- – Estratégia de foco: Estudar profundamente os públicos alvos ou os mercados escolhidos, para melhor adaptar o seu produto a esse meio.