news
Dia dos Professores e das professoras.
- 14 de outubro de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
DIA DOS PROFESSORES E DAS PROFESSORAS.
Etimologicamente, o verbete “professor” é registrado como: “o que faz profissão de, o que se dedica a, o que cultiva; mestre” (cf. HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 2.309).
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I, por Decreto, criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo Decreto, ele queria que, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. O Decreto falava de: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Somente em 1947 (120 anos depois), ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, à Rua Augusta, 1520, em uma pequena escola. O longo período letivo do segundo semestre, na época (1º. de junho a 15 de dezembro), levava à estafa. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada, congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O Professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro. Nesta data, em sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada. Depois cresceu e implantou-se por todo o país e foi oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Brasil é o único país que comemora o Dia do Professor em 15 de outubro.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função de mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias” (cf. www.portaldafamiliaorg.br/datas/professor. Acesso: 08/10/2015, às 15h15min).
Todos nós sabemos que o papel, a função, a profissão de professor vai além de tudo o que se consegue registrar e documentar. O que diz a verdade é a consciência de cada um de nós. Somos profissionais da educação, cultivadores de vida, forjadores de personalidades, construtores de conhecimento. Cumprimentamos a todos os profissionais e as profissionais da educação e expressamos nossa palavra de ânimo e estímulo para que concluamos, da melhor forma possível, o presente ano letivo.
Não há dúvida de que uma das profissões que deve lidar com muita delicadeza e arte, ciência e competência, é a educação. Os profissionais da educação não têm máquinas sob controles e comandos exatos e perfeitos. Eles trabalham com pessoas. Fernando Pessoa dizia que “Navegar é preciso, viver não é preciso”. Com isso, ele entendia que somente se consegue navegar com muita exatidão e precisão.
De forma semelhante quando tratamos de educação: não há fórmulas prontas, exatas e infalíveis. Em cada dia, a sala de aula é um laboratório de surpresas e novidades. Nada é exato e preciso. As surpresas estão e estarão sempre presentes. Educar é a ciência do saber lidar com o imprevisível. Bem por isso os professores e as professoras habilitados e qualificados, profissionais, na verdade, são tão importantes na arte e na ciência da educação.
Que a educadora Santa Tereza interceda por nós!
Em nome da ESIC Business & Marketing School:
Nestor Eckert – Secretário Geral.
Ari Erthal – Diretor Geral.
Alexandre Weiler – Diretor Acadêmico.
Jacir Erthal – Coordenador de Graduação.