news
Características de um bom negociador
- 25 de agosto de 2015
- Postado por: Esic Brasil
- Categoria: ESIC
Todo mundo precisa negociar. Afinal, independente da área em que atuamos, estamos o tempo todo negociando algo a nosso favor. Mas o bom negociador mesmo sabe fazer isto como ninguém. Incorpora as técnicas como sua profissão. O bom negociador sabe utilizar os processos da negociação a seu favor, lida bem com o convencimento e sabe fazer a abordagem de forma correta. Nas empresas, o bom negociador vem sendo cada vez mais valorizado, pois este profissional pode fazer toda a diferença no dia a dia de uma organização.
O bom negociador exibe características bem típicas. Estar pronto para o “Não” é uma das principais. A maior parte das pessoas dá a negociação como perdida quando ouve um não. Mas o bom negociador vê no “não” a possibilidade de um “sim”. Quando o bom negociador recebe um não, imediatamente sua cabeça analisa toda a negociação e detecta os pontos que merecem mais atenção e, quase que de forma instantânea, o bom negociador já entra com novos recursos, novas vantagens, brindes, promoções, algo que fará com que a outra pessoa acabe voltando atrás. Nem que seja algum tempo depois.
No imaginário de boa parte da população, o negociador é visto como uma pessoa chata, insistente, cansativa. Mas o bom negociador é sempre querido por todos, pois ele sabe ser simpático, educado, gentil e, antes de entrar com a venda, conquista a confiança da outra pessoa. Isso porque todo bom negociador sabe se colocar no lugar da outra pessoa. Por isto, antes de ele pedir, oferece algo. Antes de olhar seu lucro, ele mostra as vantagens que a outra pessoa terá na negociação.
Esta sintonia é que faz com que a negociação tenha sucesso e o sucesso precisa ser para ambos, para que volte a acontecer muitas outras vezes.
Outras características comuns aos bons negociadores são: a paciência, a calma, saber se comunicar e, principalmente, ser muito criativo.
Aliás, a criatividade é indispensável a todo bom negociador, porque ele nunca sabe o que irá ouvir em uma negociação e por mais que se tenha experiência, é impossível prever com exatidão a reação da outra pessoa. Bons negociadores lidam bem e até apreciam esse “caos”. Por isso, a criatividade deverá estar sempre pronta para entrar em ação, garantindo assim, uma solução boa para todos, que leve ao sucesso da negociação.
Quer aprender mais sobre negociação? Então que tal fazer sua graduação ou pós na ESIC, a melhor faculdade de negócios do mundo com campus em Curitiba?