blog
A disciplina de Estatística em Curso Superior
- 19/06/2015
- Posted by: Esic Brasil
- Category: vestibular

Uma célebre e engraçada frase de Hommer, aquele do desenho americano “Os Simpsons”, é a seguinte:
“As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso”.
Na verdade, por trás da ironia aparente dessa frase inteligente, está uma constatação inevitável: qualquer inferência que o ser humano faça, qualquer coisa que ele venha afirmar, ele assim o faz porque ele já teve uma certa experiência no assunto, nem que seja a mais ínfima delas, nem que seja aquela de somente “ouvir alguém falar”. Praticamente tudo o que acontece no mundo é passível de ser contado, medido, refletido, comparado, posto em alguma fórmula matemática.
Pois bem, é mais ou menos sobre isso que a ciência Estatística se debruça. O programa de uma disciplina como Estatística em um curso superior, pelo menos em seus aspectos introdutórios, segue um padrão relativamente parecido, independente de qual seja a instituição. Trata-se de uma disciplina fundamental em qualquer graduação do mundo, uma vez que a pesquisa científica prescinde dos conhecimentos da área de Estatística. Médicos, biólogos, enfermeiros, professores, linguistas, engenheiros, geógrafos, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos, teólogos, filósofos e todas as outras profissões necessitam, em algum momento de seus “empreendimentos do saber”, das ferramentas da Estatística.
No currículo básico dessa área, os principais assuntos tratados são: as ferramentas fundamentais de uma análise exploratória de dados, a distribuição da frequência de um evento ou fenômeno qualquer, as tabelas de medidas e comparações, as medidas de posição e dispersão dos objetos e as medidas de assimetria e curtose (que seria mais ou menos uma medida de dispersão característica do “achatamento” de uma curva da função de distribuição de probabilidades).
Os conhecimentos de Estatística, portanto, poderão variar em função do nível de um curso superior. Claro está que apenas os cursos de graduação específicos de Estatística fornecem aos estudantes todo o suporte necessário para a compreensão robusta dessa disciplina, porém os demais cursos, em alguns dos seus estágios, sempre cobram conhecimentos básicos. Assim, para formandos na área da saúde, por exemplo, existe a disciplina Estatística em Saúde; para alunos de Ciências Biológicas, existe a disciplina Estatística Experimental, ou Biometria, ou também chamada de Bioestatística, e assim por diante.
A Estatística também faz análises de diferentes tipos de gráficos, faz medidas de associação e se interessa por resolver problemas ligados ao mundo cotidiano, seus fenômenos sociais, biológicos, religiosos, psicológicos e quaisquer outros que possam ser devidamente mensurados, por meio do método científico.
Outros conhecimentos muito procurados em Estatística, e até considerados os mais populares deles, são: o campo da Probabilística (útil para as loterias), as técnicas de Amostragem (úteis, por exemplo, nas pesquisas eleitorais ou de audiência), a Representação Gráfica e os conceitos de Média, Moda e Mediana.
Em negócios, a Estatística é uma ferramenta de fundamental importância. Afinal, o profissional da área está sempre envolvido com demonstrações financeiras, planilhas, gráficos e números. Por isso, na ESIC Business & Marketing School, a Melhor Faculdade de Negócios do Mundo, levamos o ensino da disciplina muito a sério. Venha ser aluno da ESIC.