Negócios Internacionais

informe

Inscrições e Edital

EDITAL PROCESSO SELETIVO VERÃO 2017


image_preview

GRADE CURRICULAR 

DESCRIÇÃO DO CURSO

A economia internacional gira em torno da interdependência das nações e, neste sentido, as empresas têm operado mais internacionalmente, exportando, importando ou cooperando em alianças estratégicas.
 
A crescente inserção do Brasil no cenário corporativo internacional, somada ao aumento da interdependência econômico-produtiva mundial, cria a demanda por gestores qualificados e cada vez mais capacitados para o mercado global.
 
O comércio internacional permeia o cenário organizacional global, exigindo visão estratégica, administrativa e gerencial dos negócios e do mercado, que garanta vantagem competitiva.
 
Por negócios internacionais entende-se todo negócio realizado além das fronteiras de um país. Apesar de ser, na maioria das vezes, associado apenas ao comércio, o curso de Bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC é mais amplo, incluindo outros assuntos que fazem parte da política externa de um país ou da política institucional de um organismo internacional (figura 1 abaixo).

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

No curso de bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC, o aluno terá conhecimentos de comércio exterior, bem como das áreas de marketing, produção, logística ou finanças de empresas internacionalizadas e que atuarão em um mundo em constante transformação. Desenvolverá habilidades com relação aos conhecimentos de comércio exterior e negócios internacionais, assim como de sua legislação específica e habilidades na construção de um Plano de Negócios Internacionais.

Dentro do curso será dada ênfase ao estudo dos negócios internacionais relacionados ao comércio, porém serão mesclados, sempre que possível, assuntos ligados a outras áreas, como a política, a social e a cultural, por estarem também contidas no universo dos negócios internacionais.

Além do acima citado, o curso de bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC, oferecido no Campus de Curitiba, na cidade de Curitiba, a qual apresenta as seguintes características:


1.      Curitiba é capital do Estado do Paraná, o qual faz tríplice fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, países fundadores – juntamente com o Brasil, do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
2.      Curitiba possui uma excelente malha rodoviária, aérea e ferroviária ligando a capital às fronteiras acima citadas e a portos e aeroportos internacionais.
3.      A cidade de Curitiba tem aeroporto internacional e Porto Seco.
4.      A cidade de Curitiba é centro de operações do Porto de Paranaguá e distante poucos quilômetros dos Portos de São Francisco e Itapoá.
5.      Na cidade de Curitiba se localiza um grande número de empresas multinacionais e transnacionais, com mercado e demanda aquecidos pela situação econômica atual (USD x BRL) e pela globalização.

O Curso de Graduação em Negócios Internacionais da ESIC enseja, como perfil desejado que o formando possua:

– Capacidade e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento;
– Qualificação para o processo de tomada de decisão;
– Qualificação para desenvolver o gerenciamento qualitativo e adequado das ações requeridas pelos negócios da empresa;
– Abertura para a assimilação de novas informações, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do profissional.
– Capacidade para elaborar e analisar projetos internacionais – negociação, contratos, desembaraços, logística e outros processos relacionados com o comércio internacional.

O Curso de Bacharelado em Negócios Internacionais da ESIC recebeu parecer favorável e foi deferido por parte da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES)/MEC, conforme Portaria 214/2016 de 22 de junho de 2016, publicada no D.O.U. do dia 25 de junho de 2016 e, de acordo com palavras de Técnico da SERES/MEC, “o  curso apresenta uma proposta inovadora”.